São Paulo, SP 01415-906, Brasil
11 3158-1049
contato@fcnuvem.com.br

7 dicas de como reduzir custos com Managed Services

A FC Nuvem está sempre antenada nas novidades e benefícios que o mundo digital pode oferecer. E é claro que quer te deixar por dentro também! Nosso blog está aqui para te instruir e informar.

7 dicas de como reduzir custos com Managed Services

1 – Revisão de licenciamento 

Grande parte dos custos do setor de TI está relacionado ao licenciamento de softwares, que geralmente é bastante caro, e quando não utilizadas não geram retorno algum à empresa, somente gastos.  
É recomendado que o Gestor de TI revise periodicamente o uso das licenças e renegocie o contrato com o fornecedor afim de pagar somente pelas licenças utilizadas. 
Outra opção também é a adoção de SaaS (Software as a Service), onde a empresa paga somente pelo número de licenças ativas ao final do mês, escalando seu uso conforme a necessidade, sempre precisar comprar licenças a mais. Além disso, o modelo SaaS permite que os usuários tenham acesso à versão mais atual do software, eliminando a preocupação da equipe de TI de atualizar a ferramenta constantemente. 
Estudos indicam que o corte de gastos com licenças no utilizadas de software pode representar uma economia de cerca de 25% nos gastos. 

2- Automatização é fundamental 

Adotar a automatização só traz benefícios a empresa, principalmente quando falamos de redução de custos. 
Muitas das tarefas do setor de TI são repetidas diversas vezes ao longo do dia e já fazem parte da rotina dos funcionários. Automatizando essas tarefas REPETITIVAS E ROTINEIRAS, a empresa economiza tempo e custos rapidamente, evita erros e retrabalhos, harmoniza melhor o funcionamento dos sistemas, agrega mais qualidade e confiabilidade ao processo, aumenta sua eficiência, otimiza processos e dispensa a necessidade de um funcionário dedicado às tarefas. Outra vantagem da automatização de processos é a possibilidade de auditar e rastrear os passos e diagnosticar de forma mais precisa possíveis falhas. 
Uma pesquisa realizada pela Information Week Analytics demonstrou que 89% dos profissionais da área acreditam que a automatização é fundamental para os processos de TI, mas somente 10% conseguiram adotar esta prática. 

3- Terceirize o que não é sua atividade principal 

Terceirizar determinados serviços que não são vitais a companhia e não estão entre as atividades principais dela, traz uma ótima relação custo-benefício, reduzindo custos operacionais, aumentando a qualidade do serviço e permitindo que a empresa foque nas suas principais atividades operacionais que geram mais valor/resultados.  Os problemas da empresa serão sanados por profissionais extremamente qualificados, de forma rápida e ágil. 
Contar com uma empresa especializada no assunto garante o alinhamento da TI com as estratégias da empresa e a redução de custos atrelados a tempo, investimento, infraestrutura apropriada e uma equipe de profissionais qualificados e com conhecimento em diversos assuntos/áreas.  
Os serviços gerenciados são uma ótima opção para empresas que querem reduzir custos e aumentar sua produtividade, pois auxiliam/se responsabilizam pelo gerenciamento e monitoramento de (ativos?) sua TI.

4- Coloque sua infra na nuvem! 

A computação em nuvem é uma grande aliada para a redução de custos, principalmente quando falamos de infraestrutura na Nuvem. 
Virtualizar a infraestrutura permite o acesso de informações de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, conta com segurança de alto nível (maior que a de servidores físicos), maior disponibilidade, dispensa o investimento em equipamentos, manutenções, atualizações e funcionários dedicados a estas tarefas, além de dar mais flexibilidade e mobilidade à empresa. Estas responsabilidades (e custos!) foram agora passados ao provedor de sua nuvem. 
Estudos da Gartner apontam que 70% dos gastos do setor de TI estão relacionados à Infraestrutura. Portanto, é bastante importante se dedicar a redução destes custos e a Nuvem é uma ótima saída! Além disso, você pode utilizar a nuvem para armazenamento, backup, utilização de softwares online (SaaS), entre outros. 

5- Menos servidor e mais potência

É comum achar empresas que utilizam diversos servidores antigos e que possuem baixo desempenho individual. Migrar estes servidores obsoletos para servidores mais novos e potentes aumenta o desempenho e diminui os custos, afinal, será necessário um número menor de máquinas e, consequentemente, menos gasto com manutenção, atualização, licença de software, eletricidade, consumo de espaço, entre outros. 
Outra opção para lidar com a grande variedade de servidores antigos é nuvem. Virtualizar seus servidores e utilizar maquina virtuais potentes, diminuem os custos relacionados à infraestrutura, licenciamento, manutenção e atualização, além de garantir maior segurança de seus dados.
Outra pesquisa apresentada também pela Gartner aponta que até 20% dos investimentos podem ser reduzidos se a empresa optar por trocar os serviços de diversos servidores mais fracos por, no máximo, dois servidores mais potentes. 

6- SaaS

Adotar SaaS significa utilizar uma solução segura, com alta disponibilidade, acessível de qualquer lugar, atualizada, simples e gerida a distância, por um preço justo.  
A responsabilidade com maquinário, manutenção e atualização ficam a cargo do provedor da solução. Dessa forma sua empresa elimina estes custos do próprio orçamento e garante maior praticidade e simplificação dos processos de TI. 

7- Aposte no monitoramento de sua TI. 

Invista em serviços de monitoramento e gerenciamento de infraestrutura e aplicações que irão garantir a segurança e disponibilidade de seu ambiente, evitando problemas e falhas futuras. 
Ter uma equipe especializada responsável pela sua TI que trabalha proativamente no monitoramento e gerenciamento eliminará os custos com consertos (que são altíssimos) e o tempo e trabalho perdido devido ao problema ocorrido. 
Os serviços gerenciados de TI são uma boa solução para uma empresa que quer ter sua TI funcionando bem a um preço justo. Estes serviços verificam regularmente seu ambiente, capacidade, disponibilidade, gerenciam falhas e recuperação, automatizam backups, otimizam a infraestrutura, garantem a segurança do ambiente e a boa performance dos serviços, fornecem análises sobre o cenário atual e sugerem melhorias contínuas ao processo. 

Para maior redução de custos, é recomendado que este serviço seja realizado por uma empresa com expertise na atividade, o que garantirá um serviço com mais qualidade e eliminará os seus custos com colaboradores e softwares. 

Serviços Gerenciados da FC Nuvem

A FC Nuvem é uma startup de tecnologia que comercializa, habilita e gerencia os recursos de nuvem de seus clientes, focando na redução de custos através de pacotes de serviços e consultoria especializada.

Especialistas em Cloud Computing, oferecemos soluções customizadas e de qualidade para que sua empresa entre na era digital e ganhe competitividade, garantindo um crescimento sustentável para o seu negócio.

Os Serviços Gerenciados da FC Nuvem garantem:

  • Redução e Gerenciamento de Custos;
  • Gestão Inteligente e Proativa;
  • Monitoramento 24 horas, 7 dias por semana;
  • Profissionais Especializados;
  • Contratos Flexíveis;
  • Relatório Executivo Mensal;
  • Acompanhamento do Consumo Online em Real Time.

Saiba mais sobre nossos Serviços Gerenciados em: http://bit.ly/2vHKqiH 
Ou fale com um especialista: http://bit.ly/2vKh57C

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *