São Paulo, SP 01415-906, Brasil
11 3158-1049
contato@fcnuvem.com.br

As Ferramentas e Softwares mais Importantes para Representação da Visualização de Dados

A FC Nuvem está sempre antenada nas novidades e benefícios que o mundo digital pode oferecer. E é claro que quer te deixar por dentro também! Nosso blog está aqui para te instruir e informar.

As Ferramentas e Softwares mais Importantes para Representação da Visualização de Dados

Data Hero

É um software para dados conceituais e dados de autoatendimento que permite a qualquer usuário se conectar rapidamente a serviços em nuvem sem a ajuda de uma equipe de TI, os diagramas propostos facilitam a criação de gráficos, a descoberta de estatísticas em seus dados e a conexão aos painéis de controle, ele também permite que você crie gráficos e painéis de KPI que todos possam entender e compartilhar facilmente com equipes e clientes. 

Ploty

O Plotly possui ferramentas que permitem criar, editar e compartilhar dados interativos na web e também consiste em um pacote de escritório ou pacote construído em uma biblioteca d3.js que pode ser utilizado com Python, R e Matlab para construir gráficos complexos que contém muitas variáveis. 

Juice Analytcs 

Colocar dados na tela é fácil, mas torná-los significativos é muito mais difícil, o Juice Analytics constrói o significado do Bayat, que é conhecido como uma plataforma de última geração para construir histórias, relatórios e painéis de controle orientados ao usuário, permitindo o compartilhamento e a discussão de suas descobertas mais importantes e assim facilmente transformá-las em estatísticas de dados para processos de negócios. 

Weave 

Weave ajuda você a obter uma realidade de seus dados e engajar pessoas simplificando o processo de análise e visualização de seus dados, ele possui uma estrutura de dados flexível que integra todos os tipos de dados operacionais, bem como um diagrama expressivo e interações para download com dados dinâmicos. 

Datavisual

Tornar o Datavisual a partir do processo de criação de visualização de dados é fácil, porque sua interface baseada na web oferece modelos pré-projetados que qualquer um pode usar, porque as equipes de design podem melhorar o fluxo de trabalho e acelerar grandes quantidades de gráficos de dados personalizados, o Datavisual tem a capacidade de envolver as massas, com recursos analíticos que ajudam a remover gargalos e a melhorar o fluxo de trabalho, criando uma melhor visualização de dados. 

Zoomdata 

Zoomdata é uma plataforma aberta que fornece soluções de visualização para dados longos e rápidos, a arquitetura moderna, originalmente projetada para implantações de nuvem e operações internas, possui uma análise visual interativa de dados de streaming, o Zoomdata permite que os dados descubram um sistema de dados ambientais que inclui fontes modernas, como Hadoop, Spark, NoSQL, armazenamentos de dados em nuvem, mecanismos de pesquisa, MPP e fontes de transmissão, além de bancos de dados tradicionais associados. 

RAW 

RAW é uma estrutura para representação de dados, que se enquadra no software de código aberto, ele é projetado para facilitar a representação visual de dados complexos para todos, o RAW Graphs é usado principalmente como uma ferramenta para designers e tem como objetivo fornecer um elo entre aplicativos de planilhas (por exemplo, Microsoft Excel, Apple Numbers, OpenRefine) e editores gráficos vetoriais (como Adobe Illustrator, Inkscape e Sketch). O projeto, liderado e gerenciado pelo laboratório de pesquisa DensityDesign (Politecnico di Milano), foi lançado em 2013 e é amplamente considerado como uma das ferramentas mais importantes no campo da visualização de dados. 

Datawrapper 

Datawrapper recentemente se espalhou em muitas aplicações, especialmente em organizações de mídia, caracterizada pela introdução de estudos estatísticos, a vantagem mais importante é que a plataforma é open source e contém vários Plugins, que podem inserir um arquivo cvs que contém os dados a serem exibidos e Plugin ao mostrar os dados simplesmente na forma de gráfico ou mapas, eles podem ser utilizados em relatórios. 

Essas foram algumas das ferramentas visuais interativas disponíveis na Internet, quanto ao software para percepção visual, elas são muitas: 

Tableau 

A ferramenta mais importante nesse campo, mais de 57 mil empresas em todo o mundo utilizam o famoso Tablea,que é fácil de aprender e constrói interfaces rapidamente, também pode ser ligado a vários bancos de dados (grandes e tradicionais) como (Hadoop, Amazon AWS, My SQL, SAP e Teradata). 

O Tableau é um programa gratuito que utiliza representações gráficas interativas ou estáticas para fornecer ao público, com um alto grau de controle sobre os detalhes das representações, para que sua história seja melhor ilustrada. 

Mathematica 

O Mathematica é amplamente admirado por sua facilidade de uso e fornece um sistema único e em constante expansão que abrange  a profundidade da computação técnica e com o Mathematica Online, agora está perfeitamente disponível na nuvem por meio de qualquer navegador da Web, Sistemas de desktop modernos. 

O Mathimatica tem quase 5000 funções integradas cobrindo todas as áreas de computação técnica, todas cuidadosamente integradas para trabalhar juntas, com base em três décadas de desenvolvimento, a Mathimatica se destaca em todas as áreas da computação técnica, incluindo redes neurais, aprendizado automatizado, processamento de imagens, engenharia, ciência de dados, visualização e muito mais, o Mathematica oferece um ambiente de alto nível onde a automação é possível, para que você possa trabalhar da forma mais eficiente possível. 

Matlab 

Milhões de engenheiros e cientistas utilizam o MATLAB, que combina o ambiente de área de trabalho que foi definido para análise repetitiva e processos de projeto com linguagem de programação que expressa diretamente as matrizes. 

As ferramentas do MATLAB são desenvolvidas profissionalmente, totalmente testadas e documentadas, os aplicativos interativos do MATLAB permitem que você saiba como diferentes algoritmos trabalham com seus dados, repita até obter os resultados desejados, bem como a capacidade de medir sua análise para ser executada em clusters, GPUs e zips com apenas pequenas alterações no código.  

Não há necessidade de reescrever o código ou aprender técnicas de programação e memória de dados grandes, para executá-lo basta converter automaticamente os algoritmos do MATLAB em C / C++, HDL e CUDA para serem executados no processador interno ou no FPGA / ASIC. 

Matplotlib 

O Matplotlib é uma biblioteca de desenhos bidimensionais que produz publicações em uma variedade de formatos de impressão e ambientes interativos entre plataformas, o Matplotlib pode ser utilizado em scripts Python, shells IPYthon e servidores de aplicativos da Web. 

Linguagem de Programação R 

R é a linguagem e o ambiente da computação estatística e gráficos, é um pouco semelhante à linguagem S, que pode ser considerada como uma aplicação diferente, existem algumas diferenças importantes, mas muitos códigos escritos para S estão trabalhando inalterados sob R, que fornece uma ampla gama de estatísticas (modelagem linear e não linear, análise clássica, análise de séries temporais, classificação, agregação) e técnicas gráficas, que são altamente expansíveis S. 

Frequentemente a ferramenta preferida para pesquisa em metodologia estatística e fornece um caminho de código aberto para participar desta atividade, um dos pontos fortes de R é a facilidade com que peças de boa qualidade podem ser produzidas para publicação, incluindo símbolos matemáticos e fórmulas quando necessário. 

Por que a representação de dados é importante para qualquer profissão? 

É difícil pensar em uma indústria profissional que não se beneficie em tornar os dados mais compreensíveis, cada campo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática se beneficia da compreensão de dados, assim como áreas de dados conceituais no governo, finanças, marketing, história, bens de consumo, indústrias de serviços, educação, esportes, etc. 

Autor:
Fernando Antônio Ribeiro Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *