São Paulo, SP 01415-906, Brasil
11 3158-1049
contato@fcnuvem.com.br

Provimento 74/2018 – CNJ: COMO ADEQUAR O SEU CARTÓRIO?

A FC Nuvem está sempre antenada nas novidades e benefícios que o mundo digital pode oferecer. E é claro que quer te deixar por dentro também! Nosso blog está aqui para te instruir e informar.

Provimento 74/2018 – CNJ: COMO ADEQUAR O SEU CARTÓRIO?

Seu cartório já está de acordo com as novas normas da CNJ?

O Provimento 74/2018 criado pelo Conselho Nacional de Justiça define normas mínimas de adequação tecnológica para a segurança, integridade e disponibilidade de dados para Cartórios e outros prestadores de serviços notariais e de registro do Brasil.

O provimento 74 se atenta bastante à proteção das informações e os serviços de Backup em Nuvem e para isso as serventias precisam implementar ações de segurança da informação para garantir a confidencialidade, a disponibilidade, a autenticidade e a integridade dos dados. A não-adequação à norma, que já está em vigor, implica na instauração de procedimento administrativo disciplinar, sem prejuízo de responsabilização cível e criminal.

O que é preciso para estar adequado?

Para o cumprimento das novas normas, os cartórios deverão optar por um parceiro que ofereça soluções de backup em nuvem que atendam alguns requisitos, como:

  • Pontos de recuperação de 30 em 30 minutos, gerando cópias de segurança incrementais;
  • Servidor com sistema de alta disponibilidade que permita a retomada do atendimento à população em até 15 minutos após eventual pane do servidor principal;
  • Sistema com trilha de auditoria e restauração de versões anteriores dos arquivos e banco de dados;
  • Banco de dados SQL Server com trilha de auditoria ativada;
  • Sistema de backup gerando cópias de segurança no local da serventia e em nuvem; com agendamento não superior a 24 horas;
  • Realizar backup à quente dos sistemas de arquivos e banco de dados, sem a necessidade de interromper as operações;
  • Infraestrutura de data center no Brasil, preferencialmente com certificações Tier III e ISO/IEC 27001 de Segurança da Informação.

Atender às normas do provimento é extremamente importante para uma prestação de serviços segura e íntegra em relação aos dados gerados no dia-a-dia do seu cartório.

Como a FC Nuvem pode te ajudar:

A FC Nuvem te ajudará a cumprir as determinações do provimento em relação aos softwares, bancos de dados, servidor de alta disponibilidade e backups na nuvem. Somos parceiros Microsoft, AWS e Google.

A migração para nuvem é gratuita e também disponibilizamos uma equipe de profissionais especializada em segurança e consultoria para infraestrutura de TI na nuvem, preparada para ajudá-lo no processo de adequação às normas do Provimento 74/2018 CNJ.

Oferecemos um assessment completo (avaliação do ambiente) e indicaremos ações e soluções necessárias para estar em total conformidade com o Provimento.

Adeque seu cartório hoje mesmo com um parceiro de confiança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *